domingo, 3 de fevereiro de 2019

Itinerário para uma leitura Metafórica


A metáfora não é apenas a transferência de sentido de um termo para outro, porque de uma forma muito particular e inédita o receptor pode captar o seu efeito e a sua magia para interpretar de forma científica, religiosa, poética, artística, etc.
Uma palavra ou um parágrafo escrito formalmente são simplesmente uma ferramenta para o poder da mente trabalhar a sua criatividade. Um som ou uma imagem quando são captados pelos sentidos do ser humano ganham novas interpretações.
Por metáfora, chama-se raposa a uma pessoa astuta. Os provérbios são frases ou orações faladas popularmente por sábios que possuem experiência de vida. Exemplos: “Tempo é dinheiro.” Quer dizer que do bom uso do tempo se colhem vantagens. “Um homem prevenido vale por dois.” Quer dizer que uma pessoa avisada está mais preparada para livrar-se de dificuldades. “Uma mão lava a outra e ambas (lavam) o rosto.” Quer dizer que a cooperação entre os indivíduos produz resultados que um só não conseguiria. “Quem nunca comeu melado quando come se lambuza.” Quer dizer que quem não está habituado a coisas boas, não sabe como usá-las quando as consegue.
“Quem dá aos pobres empresta a Deus.” Quer dizer que quem faz bem ao próximo recebe a recompensa divina. “Quando Deus quer, água fria é remédio.” Quer dizer que a providência divina opera maravilhas. “Pequenos mananciais formam grandes rios.” Quer dizer que as grandes realizações resultam às vezes de pequenos atos. “Para quem sabe ler um pingo é letra.” Quer dizer que as pessoas cultas e sagazes percebem com facilidade as maiores sutilezas. “Os cães ladram, e a caravana passa.” Quer dizer que aqueles que têm um objetivo definido não se preocupam com a desaprovação alheia, por mais ruidosa que seja. “O hábito é uma segunda natureza.” Quer dizer que quem cultiva um hábito acaba por agir tão instintivamente como se fosse um dom da natureza. “Mais vale quem Deus ajuda do que quem cedo madruga.” Quer dizer que a ajuda de Deus tem mais valia do que a diligência ou o trabalho do homem.
O marketing faz frequentemente uso das metáforas. O nome das empresas e dos produtos, os símbolos e logotipos, os anúncios e as campanhas estão repletas de mensagens metafóricas. 
Na verdade, o que fica gravado em nosso subconsciente não é o sentido tomado ao pé da letra, mas o sentido conotativo e metafórico captado pelo nosso inconsciente.
A metáfora induz a um processo natural de mudança. Ao contrário de uma ordem ou sugestão direta de mudança, a metáfora permite à pessoa conscientemente parada, perceber, inconscientemente, alternativas que não foram visualizadas anteriormente. A cada página virada, antes de prosseguir, escolha o melhor caminho para a sua interpretação e a felicidade de todos.
Que o Espírito Santo nos ilumine e inspire nas interpretações de nossas vidas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário